Pesquisa Parte III Copa

Não Vai ter Copa 


A pesquisa Não Vai ter Copa foi inciada no começo de 2021, atendendo a um pedido do Prof. Miguel Nicolelis - e tem como objetivo dar sequência cronológica ao material já publicado aqui (que precede 2014), e que pode ser encontrado nas partes I e II desse blog.

O Não Vai ter Copa foi mais um evento que ocorreu durante o conturbado período de 2013-14, quando forças do exterior (Fundações & ONGs estrangeiras) promoveram 'Protestos' na sociedade, que proporcionaram o clima necessário para que o processo de Impeachment contra Dilma Rousseff tivesse o apoio de diversos setores da população, e pudesse avançar, culminando na remoção de Rousseff do poder.

Como bem resumiu o Prof.Nicolelis: "Nada poderia dar certo nessa Copa", e como veremos na Pesquisa, não faltou esforço e investimento para garantir que de fato a Copa no Brasil, e posteriormente também as Olimpíadas, não fossem um sucesso.
O movimento Não Vai ter Copa, apesar de ter algumas frentes e arestas de grupos da Direita tradicional, foi essencialmente um movimento liderado pela Esquerda-Compatível (para referência, veja o video: "O que é a Esquerda-Compatível' https://youtu.be/XfXZIxscNzQ), e em boa parte financiado por Fundações estrangeiras, diretamente vinculadas ao Governo dos EUA (& aliados), e parceiros no Brasil.

O movimento serviu também para alçar Guilherme Boulos do MTST, como uma liderança da "Esquerda".
Vale lembrar que em Junho de 2014, às vésperas da Copa e em meio a esses "Protestos", o Brasil gozava de pleno-emprego, e o programa de moradia popular batia números recordes de construção e entrega.

Vale também observar que logo após a 'queda' de Dilma Rousseff, a 1a lei sancionada no Brasil foi a Lei do Présal (proposta de José Serra, aprovada por Termer) que retirou os privilégios da PETROBRÁS, e abriu os melhores poços do Brasil para as petroleiras estrangeiras - algo que Washington vinha tentando implementar há tempos, mas sem sucesso durante o Gov de Dilma - é possível então cogitar que talvez a queda dela esteja relacionado à isso - e um dos motivos pelos quais as Fundações estrangeiras & suas centenas de ONGs, patrocinaram grande parte dos 'Protestos' contra ela.

------------------------------------------------------------------------------------------

A seguir, os cards da Pesquisa, na mesma sequência em que foram originalmente postados, numa longa thread na minha timeline no Twitter (@gringabrazilien), em 24 de Novembro de 2021
(https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1463590223753924622)
As fontes de todas as informações encontradas estão descritas nos cards, e para facilitar a sua vida, adicionei a maioria dos links, para que o material possa ser facilmente verificado - todos os links postados foram checados e estavam corretos e ativos na data de hoje (12/12/2021),
O material da Pesquisa é público, e pode ser redistribuido por quem quiser, não há necessidade de me dar crédito, o importante é compartilhar. Fico à disposição, caso haja alguma dúvida ou questões.

Espero que esse trabalho seja uma pequena mas válida contribuição, para podermos entender melhor o que ocorreu durante esse período turbulento da nossa história, e para termos uma noção mais nítida das forças poderosas que operam no nosso país, e pautar o debate crucial sôbre como a Esquerda do Brasil está sendo colonizada pelas Fundações e ONGs que defendem interesses de grupos estrangeiros.

um grande abraço

Isabel Monteiro
(@GringaBrazilien)

sobre a autora:
para quem não conhece a miss Isabel Monteiro, sou a compositora-cantora da banda inglesa
Drugstore (https://en.wikipedia.org/wiki/Drugstore_(band) + https://drugstoreband.blogspot.com/).
Morei a maior parte da minha vida na Europa, retornei ao Brasil por questões de saúde em 2016, e faço militância política no twitter na conta da destemida @gringabrazilien, que criei em 2014, quando notei que o Brasil sofria um enorme ataque nas redes sociais e na mídia.
Sou neta, com muito orgulho, do grande jornalista Oswaldo Costa, fundador do jornal
O Semanário  (https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Seman%C3%A1rio + http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=149322&pasta=ano%20195&pesq=&pagfis=4349)
e é à memória dele e de todos os nacionalistas que lutam e sonham com um Brasil melhor, que dedico essa Pesquisa. 

12 de Dezembro de 2021

* leitura >
para entender como as Fundações e ONGs estrangeiras, se utilizam das pautas nobres da Esquerda, como Direitos Humanos, por exemplo, para promover os interesses do US (& aliados) e do Grande Capital corporativo, recomendo a leitura fundamental desses 2 livros, que documentam como esse processo é feito:

- Destino Manifesto: Democracia como dissonância cognitiva, F. W. Engdahl (dica do @cldamasceno)
(http://sakerlatam.es/uncategorized/para-entender-o-estupro-do-brasil-em-2016-estupro-da-russia-nos-anos-1990s-lars-schall-entrevista-f-william-engdahl-12/)
- Foundations and Public Policy: The Mask of Pluralism, Joan Roelofs
(https://www.amazon.com/Foundations-Public-Policy-Pluralism-Political/dp/0791456420)

 


links:
nicolelis > https://twitter.com/MiguelNicolelis/status/1344647395716591619

 

 ............................................................................................

A pesquisa:

1)  Notas & Introdução


links: 

twtr >  https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1463590223753924622

 

2) O embrião do Não Vai ter Copa nasceu do encontro de ONGs e Fundações alinhadas, no Fórum Social Urbano em 2010. Alí se encontraram os principais articuladores do movimento. Christopher Gaffney, ActionAid, FNRU, Observatório das Metrópoles, MPL, PSOL e outros.
Em 2011 os Comitês Populares da Copa são lançados, com o objetivo de promover o movimento contra a Copa no Brasil, denunciando 'violações de Direitos Humanos' etc
Em 2012 os Comitês Populares recebem apoio financeiro da ONG Fundo Brasil de Direitos Humanos, uma ONG criada com financiamento da Ford Foundation.
tags > Não_Vai_ter_Copa, Fórum_Social_Urbano, Christopher_Gaffney, ActionAid, FNRU, Observatório_das_Metrópoles,MPL, PSOL, Ford_Foundation



links:
fórum social > https://nucleopiratininga.org.br/wp-content/uploads/2018/01/F%C3%B3rum-Social-Urbano-2010.pdf
dossiê do comitê > https://comitepopulario.files.wordpress.com/2011/12/dossie_violacoes_copa_completo.pdf
relatório do fundo brasil >  https://www.fundobrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/04/fbdh_relatorio2012-2013_pt.pdf?x83392

 

 

3) Em 2012 a Fundação Ford faz uma doação de $US1 milhão de dólares para a ONG Conectas (guardem esse nome!) - e a diretora da Conectas, Malak Poppovic,  vai fazer uma assessoria-partnership com o Fundo Brasil de Direitos Humanos.
tags > Fundação_Ford, Conectas, Malak_Poppovic, Fundo_Brasil_de_Direitos_Humanos



links:
relatório fundo brasil > www.fundobrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/04/fbdh_relatorio2012-2013_pt.pdf 
malak >    https://www.conectas.org/wp-content/uploads/2017/12/Malak-Poppovic-e1512495366990.png                                                                                                                                   
ford $ conectas > https://www.fordfoundation.org/the-latest/news/ford-awards-seven-human-rights-organizations-1-million-each-to-become-global-leaders/

 

 

4)  O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma ONG que foi criada através de um investimento incial de US$3 milhões de dólaresda Ford Foundation.

tags > Fundo_Brasil, Ford_Foundation, Direitos_Humanos



links:
revista fundo brasil, fund.ford (pg 6)  > www.fundobrasil.org.br/v2/uploads/files/Revista_5anos.pdf
recursos ford > http://www.fundobrasil.org.br/quem-somos/historia/
revista fundo brasil, carta darci (pg 16)  > www.fundobrasil.org.br/v2/uploads/files/Revista_5anos.pdf

 

 

5) No relatório anual do Fundo Brasil de Direitos Humanos (2012-13) podemos observar que diversas doações foram feitas para os Comitês Populares da Copa:
tags > Fundo_Brasil_de_Direitos_Humanos, ANCOP Articulação_Nacional_dos Comitês_da_Copa



links:
fundo brasil > http://www.fundobrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/04/fbdh_relatorio2012-2013_pt.pdf

 

 

6)  No relatório anual do Fundo Brasil de Direitos Humanos de 2014, fica evidenciado que houve uma parceria específica com a Fundação Ford para o edital Megaeventos Esportivos, que financiou os Comitês da Copa, no valor de R580 mil. Também fica evidente de forma bem específica como cada Comitê iria utilizar o fundo recebido: formar comunicadores, realizar oficinas, produzir contrainformação (!) etc
tags > Fundo_Brasil_de_Direitos_Humanos, Fundação_Ford, Comitês_Populares_da_Copa



links:
relatório fundo brasil 2014  > http://www.fundobrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/04/fbdh_relatorio2014_pt.pdf

  


7) No relatório anual do Fundo Brasil de Direitos Humanos de 2014, fica evidenciado que houve uma parceria específica com a Fundação Ford para o edital Megaeventos Esportivos, que financiou os Comitês da Copa.
tags > Fundo_Brasil, Fundação_Ford, Comitês_da_Copa



links:
relatório fundo brasil 2014  > http://www.fundobrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/04/fbdh_relatorio2014_pt.pdf

 

 

8) O Comitê Popular da Copa produz um DOSSIÊ delineando os motivos pelos quais eram contra a Copa no Brasil. Esse dossiê serve como um roadmap , um manual de instrução de como criticar a Copa.
O americano Christopher Gaffney é um dos colaboradores do Dossiê, bem como Orlando Santos Júnior, do Observatório das Metrópoles, e outras ONGs.
tags > Dossiê_da_Copa, Christopher_Gaffney, Orlando_Santos_Júnior, Observatório_das_Metrópoles




links:
dossiê 2012 - colaboradores (pg 92)  > https://comitepopulario.wordpress.com/2012/04/20/baixe-agora-dossie-megaeventos-e-violacoes-dos-direitos-humanos-no-rio-de-janeiro/

dossiê pdf  >  https://comitepopulario.files.wordpress.com/2012/04/dossic3aa-megaeventos-e-violac3a7c3b5es-dos-direitos-humanos-no-rio-de-janeiro.pdf

 

 

9) Diversas sites, págines e blogs dos Comitês Populares da Copa são criados. Algumas delas com vínculos evidente ao PSOL, ou ao MTST. Em meio às mensagens sôbes os Direitos Humanos, postagens criticando o governo trabalhista de Dilma Rousseff.




links:
comitê df, fb (fotos diversas)  > https://www.facebook.com/Comite-Popular-da-Copa-DF-174012022708200/

 

 

10) Em praticamente todas as páginas e blogs dos Comitês Populares da Copa, em meio às postagens sôbre o meio-ambiente e os Direitos Humanos, mensagens embutidas contra o governo de Dilma Rousseff e contra  o PT.
tags > Comitês_Populares_da_Copa, PT, MTST, PSOL, Dilma_Rousseff




links:
comitê popular  > https://comitepopulario.wordpress.com/historico-de-atividades/
dilma itaú > https://www.facebook.com/ComitePopularCopaRJ/photos/a.230084333718289/579141865479199/?type=3
dilma hack  > https://www.facebook.com/ComitePopularCopaRJ/photos/a.230084333718289/533498576710195/?type=3

 

 

 

11) Os Comitês Populares da Copa (os anti-Copa) chegaram até a levar um programa à Escolas, onde crianças aprendiam os impactos negativos da Copa do Mundo no Brasil. Perturbador isso.
tags > Comitês_Populares_da_Copa, Copa_nas_Escolas, Copa_Pra_Quem



links:
comitê escola foto 1  > https://www.facebook.com/174012022708200/photos/a.202966639812738/548842228558509/
comitê foto escola foto 2 > https://www.facebook.com/174012022708200/photos/a.202966639812738/544278672348198/

 

 

12) Todo o imaginário infantil alegre da Copa do Mundo no Brasil foi corrompido pela campanha Não Vai ter Copa - e isso naõ tem retôrno, essas crianças não terão outra chance de se divertir com a Copa no seu país.
Deturparam até o mascote - muito triste isso.
tags > Não_Vai_ter_Copa,Comitê_Popular_da_Copa


links:
foto copa pra quem  > https://www.facebook.com/219757011452914/photos/a.594560173972594/594560680639210/
mascote armado > https://www.sbs.com.au/news/indignacao-brazilian-street-art-in-its-historical-context
poster comitê sp  > https://comitepopularsp.files.wordpress.com/2014/05/lambe-15m-2.jpg                    

comitê curitiba  > https://www.facebook.com/comitepopulardacopacuritiba/photos/a.327707660705890/388511357958853/

 

13)  Diversas ONGs e Fundações produziram artigos e dossiês contra a Copa do Mundo no Brasil,
incluindo a Fundação Heinrich Böll, Conectas, Anistia Internacional, Terra de Direitos, entre outros.
tags > Fundação_Heinrich_Böll, Conectas, Anistia_Internacional, Terra_de_Direitos




links:
amnesty > https://www.amnesty.org/en/latest/press-release/2014/04/brazil-human-rights-under-threat-ahead-world-cup/
böll dossiê > https://br.boell.org/pt-br/2014/11/14/dossie-megaeventos-e-violacoes-dos-direitos-humanos-no-brasil-2014
terra de direitos  > https://terradedireitos.org.br/acervo/publicacoes/2?cat=42
conectas  > https://conectas.org/noticias/copa-segue-democracia-retrocede/

 

 

14) Copa Para Quem? Foi um dos bordões adotados.
Livros, cartazes, artigos, filme  - todos seguiam o mesmo roteiro.
tags > Copa_Para_Quem, Fundação_Heinrich_Böll, Brian_Mier, Comitê_Popular_da_Copa



links:
böll livro  > https://br.boell.org/index.php/pt-br/2014/05/26/copa-para-quem-e-para-que-um-olhar-sobre-os-legados-dos-mundiais-no-brasil-africa-do-sul?
brian mier artigo > https://nacla.org/news/2014/4/17/world-cup-and-neoliberal-transformation-brazilian-cities
copa filme  > http://www.copaparaquem.com/
copa protesto > http://fw.atarde.com.br/2014/05/650x375_gastos-da-copa-de-2014-protesto-salvador_1413603.jpg
comitê sp livro  >  https://www.estantevirtual.com.br/entretantos-livros/comite-popular-da-copa-sp-copa-pra-quem-2772162068

 

15) O Brasil sofreu um enorme ataque na mídia - foi um verdadeiro blitzkrieg, um ataque total. Pobre do turista que ousasse visitar o Brasil durante a Copa.
A ordem deve ter sido para detonar a imagem do nosso país, e foi exatamente isso que fizeram, muitas vezes se utilizando de argumentos absurdos, tipo: 'Ninguém vai poder postar nas redes durante a Copa, porque a Internet não funciona direito no Brasil.'
tags > mídia, Operation_mockinbird, Cord_Meyer




links:
time  > https://time.com/112512/world-cup-cell-service/
aljazeera > http://america.aljazeera.com/articles/2014/3/14/violence-in-brazilaheadofworldcup.html
forbes  > https://www.forbes.com/sites/kenrapoza/2014/06/01/brazil-preparing-to-shut-down-as-fifa-world-cup-nears/
wash.post > https://www.washingtonpost.com/world/the_americas/the-hotels-brazil-needs-for-the-world-cup-never-got-built/2014/01/30/b551e6f2-8447-11e3-9dd4-e7278db80d86_story.html
yahoo  > http://sports.yahoo.com/news/brazil-falling-short-rush-overhaul-world-cup-airports-152212131--sector.html
guardian > https://www.theguardian.com/world/2014/feb/16/brazil-world-cup-disaster-delays-protests-deaths
san diego  > https://www.sandiegouniontribune.com/sdut-brazils-wcup-anger-over-waste-poor-planning-2014mar15-story.html
nyt  > https://www.nytimes.com/interactive/2014/04/12/world/americas/grand-visions-fizzle-in-brazil.html


 

16) Em maio de 2014 Guilherme Boulos, que agora lidera o movimento anti-Copa, anuncia uma série de Protestos contra a Copa, e lança o 'Copa Sem Povo, Tô na Rua de Novo"
tags > Guilherme_Boulos, Copa_Sem_Povo_Tô_na_Rua_de_Novo, MTST, Comitê_Popular_da_Copa


links:
ebc  > https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-05/movimentos-sociais-iniciam-hoje-serie-de-protestos-ate-copa-do-mundo
youtube > https://youtu.be/9-joJwUD6Zk
seesp 1 > https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/5410-mtst-faz-balan-o-positivo-de-mobiliza-es-e-desmente-m-dia
seesp 2 > https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/5444-quinta-feira-vermelha-20-mil-tomam-ruas-de-s-o-paulo
comitê sp > https://comitepopularsp.wordpress.com/

 

 

17) Em 2011 a pauta Não Vai ter Copa já estava no radar de Guilherme Boulos:
tags > Guilherme_Boulos, Não_Vai_ter_Copa, Comitê_Popular_da_Copa



links:
2011 > http://cspconlutas.org.br/2011/08/a-copa-do-mundo-ja-tem-seus-derrotados-por-guilherme-boulos/
2013 > https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1295244-protesto-copa-para-quem-fecha-a-avenida-paulista-no-sentido-centro.shtml
2014 > https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/sem-teto-protestam-em-sp-e-falam-em-copa-de-sangue,e5947000fd526410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html                                                     

2014 > https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/05/22/queremos-a-nossa-fatia-do-bolo-diz-lider-do-mtst-apos-ato-em-sp.htm
2014 > https://ogimg.infoglobo.com.br/politica/22454560-74b-3d0/FT1086A/Guilherme-Boulos-em-2014-durante-protesto-do-Movimento-dos-Trabalhadores-Sem-Teto-MTST.jpg

 

 

 

18) O PSOL já apoiava o Não vai ter Copa desde 2011.
Num evento promovido pela ONG Redes da Maré, participantes do Fórum Social Urbano de 2010, onde surgiu a idéia dos Comitês da Copa, se encontram novamente, para debater os efeitos negativos dos magaeventos.
Entre os palestrantes estão os americanos Christopher Gaffney, Brian Mier (da ActionAid), Marcelo Freixo (PSOL), Adriano Campolina (ActionAid), Erick Omena (Observtorio das Metrópoles) entre outros.
tags > Christopher_Gaffney, Brian_Mier, ActionAid, Observatório_das_Metrópoles, Erick_Omena, Marcelo_Freixo,PSOL, Redes_da_Maré



links:
eliomar > http://www.eliomar.com.br/muros-remocoes-e-maquiagem-urbana-em-debate-na-mare/
maré issuu (pg 38) > https://issuu.com/redesdamare/docs/2014_-_relat_rio_anual_redes_da_mar 

ford $ > https://www.fordfoundation.org/work/our-grants/grants-database/grants-all?minyear=2006&maxyear=2021&page=0&minamount=0&maxamount=30000000&originatingoffices=&thematicareas=&search=%26SearchText%3Dmar%C3%A9
open society $  > https://www.opensocietyfoundations.org/grants/past?filter_keyword=mar%C3%A9

 

 


19)  O PSOL apoiou os Comitês Populares da Copa, desde sua criação em 2011, como mostram as notícias publicadas nas sites do Partido:
tags > PSOL, Comitês_Populares_da_Copa, Não_Vai_ter_Copa


links:
jun 2013 > https://psol50.org.br/comite-popular-da-copa-promove-ato-na-sexta-feira-14-em-sao-paulo/
abr 2011 > https://psol50sp.org.br/2011/04/megaeventos-quem-ganha-e-quem-paga-a-conta/
jul 2014  > https://psol50.org.br/copa-do-mundo-a-democracia-derrotada/
mar 2014  > https://psol50.org.br/vai-ter-copa-so-nao-para-voce/
fev 2014 > https://psol50.org.br/argumentos-para-continuar-protestando-contra-a-copa-do-mundo-no-brasil/
jul 2011  >  https://psol50.org.br/marcha-por-uma-copa-do-povo-voce-pensa-que-a-copa-e-nossa/

 

 

20) Ata da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep) no Fórum da Justiça, aponta que houve uma reunião específica organizada pelo escritório da Ford Foundation, em Dezembro de 2013, para debater e organizar junto à diversas ONGs e entidades, a estratégia da Copa do Mundo.
Uma das preocupações na pauta era a garantia de que Protestos poderiam ocorrer.
Participaram da reunião: A Agência Pública, Conectas Direitos Humanos, Observatório das Metrópoles, ANCOP Articulação Nacional dos Comitês da Copa, Fundo Brasil de Direitos Humanos,entre outros.
tags > Agência_ Pública, Conectas, Observatório-das-Metrópoles, ANCOP Articulação_Nacional _dos Comitês-da-Copa, Fundo_ Brasil_de_ Direitos_Humanos


links:
ata > https://forumjustica.com.br/wp-content/uploads/2015/08/Memoria-AGE-ANADEP-FJ-final.pdf

 

 

21)  A Agência Pública (da Laura Capriglione, também diretora da Ponte Jornalismo), agência que recebeu em 2014 apoio financeiro da Fundação Ford e da Luminate (do globalista Pierre Omidyar), publicou dezenas de artigos criticando a Copa do Mundo no Brasil - aqui uma seleção:
tags> Agência_Pública, Laura_Capriglione, Fundação_Ford, Luminate, Não_Vai_ter_Copa


links:
publica $ > https://apublica.org/transparencia/
luminate $ > https://luminategroup.com/portfolio?keyword=Publica

artigos:
19 jun 2013 > https://apublica.org/2013/06/por-protestam-contra-copa/
24 fev 2014 > https://apublica.org/2014/02/manaus-na-copa/
23 jun 2014 > https://apublica.org/2014/06/copa-sem-casa/
6 jun 2014 > https://apublica.org/2014/06/esse-estadio-nao-e-nosso/
23 mai 2014 > https://apublica.org/2014/05/nao-vai-ter-copa/
4 fev 2014 > https://apublica.org/2014/02/legado-pra-quem/
24 mai 2013 > https://apublica.org/2013/05/copa-direitos-humanos-infografico-animado/
26 jun 2014 > https://apublica.org/ensaio/2014/06/o-brasil-que-nao-vai-ver-a-copa/


 

22) Black-blocs, grupo FIP (Frente Independente Popular) liderados pela militante do PSOL Elisa Quadros (Sininho) aumentam a violência dos Protestos, gerando grande repercurssão negativa sôbre a Copa no Brasil em toda a mídia global.
tags >  Copa_2014, Black-blocs, Sininho, Elisa_Quadros, PSOL




links:
jornal de brasília > https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/brasil/rio-tem-dois-protestos-marcados-para-esta-quinta-feira/
o globo > https://oglobo.globo.com/rio/ao-menos-11-ativistas-ajudaram-policia-nas-investigacoes-sobre-protestos-violentos-13362935
G1 > http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/07/gravacoes-revelam-plano-de-protesto-violento-para-final-da-copa.html

 

 

23) Em antecipação aos Protestos da Copa do Mundo, o Fundo Brasil de Direitos Humanos financiou um grupo de advogados do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos, DDH, que viriam a defender os acusados da morte do cinegrafista da Band, Santiago Andrade.
O grupo dos Black-blocs acusados, era liderado por Elisa Quadros, a Sininho.
tags > Santiago_Andrade, DDH, Fundo_Brasil_de_Direitos_Humanos, Black-Blocs, Elisa_Quadros, Sininho



links:
fundobrasil > https://www.fundobrasil.org.br/projeto/instituto-de-defensores-de-direitos-humanos-ddh-rio-de-janeiro/
veja > https://ponte.org/wp-content/uploads/2018/01/20180116-capa-veja-sininho.jpg
fb rio na rua HC > https://www.facebook.com/RioNaRua/photos/a.1393868734158710.1073741828.1393713314174252/1513149065564009



24)  Os advogados que impenetram o HC e defenderam os acusados da morte do cinegrafista da band, Santiago Andrade, que faleceu em decorrência de um rojão atirado por um grupo de Black-blocs durante um Protesto, foram pagos e são vinculados ao Fundo Brasil de Direitos Humanos, que já antecipando que os Protestos que eles promoviam, iriam precisar de apoio jurídico, dedicou parte de seu orçamento à uma linha de apoio à justiça criminal, e financiaram o Instituto de Defensores de Direitos Humanos, DDH - que são os advogados que defenderm os Black-Blocs responsáveis pela morte de Santiago Andrade.
tags > Santiago_Andrade, DDH, Instituto-de-Defensores-de-Direitos-Humanos, Fundo_Brasil_de_Direitos_Humanos, Black-blocs,Comitê_Popular_da_Copa



links:
santiago wiki  > https://pt.wikipedia.org/wiki/Santiago_Andrade
DDH fb > https://www.facebook.com/347772661906399/photos/a.360936677256664.109478.347772661906399/1067420376608287
fundo brasil > https://www.fundobrasil.org.br/projeto/instituto-de-defensores-de-direitos-humanos-ddh-rio-de-janeiro/
band  > https://www.band.uol.com.br/noticias/jornal-da-band/videos/morte-de-santiago-andrade-7-anos-depois-julgamento-nao-tem-data-16898179
fb comitê > https://www.facebook.com/ComitePopularCopaRJ/posts/1848700831856623?__tn__=-R

 



25) Grupos de Black-blocs ameaçavam bloquear o acesso ao estádio e impedir a abertura da Copa;
O clima no país era péssimo. Os protestos, apesar de nem serem tão grandes, haviam atingido o seu objetivo:
melar o clima da Copa no Brasil.
Foi graças à intervenção da torcida do Corinthians, que uma catástrofe maior não ocorreu.
tags > Copa_2014, Itaquerão, Black-Blocs,  Corinthians, Gaviões-da-Fiel


links:
uol twtr > https://twitter.com/UOLEsporte/status/355253667076640768
stanley twtr > https://twitter.com/stanleyburburin/status/461218528004423680
g1 twtr > https://twitter.com/g1/status/466961189663412224
espn > http://www.espn.com.br/noticia/410718_bloqueios-e-protesto-na-arena-corinthians-marcam-dia-contra-copa-em-sao-paulo
folha (assinante) > www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/165926-ja-comecou.shtml
exame > https://exame.com/brasil/protesto-pesa-o-clima-em-sao-paulo-horas-antes-do-comeco-da-copa/


 

26)  A abertura da Copa do Mundo, que deveria ter sido um dia de orgulho e alegria para todos os brasileiros, se transformou num dos momentos mais constrangedores da nossa história.
Até mesmo o trabalho sensacional do Professor Miguel Nicolelis sofreu com as tentativas de boicotar a Copa, e foi sobrepôsto pelas vaias e xingamentos de uma nação manipulada pelo ódio e ignorância.
tags > Copa_2014, Miguel_Nicolelis, Exoskeleton, Dilma-Rousseff, Itaquerão


links:
cnet > https://www.cnet.com/news/paraplegic-uses-mind-controlled-exoskeleton-to-kick-off-world-cup/ 
gaucha > https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/copa-2014/noticia/2014/06/Dilma-e-xingada-por-torcedores-apos-abertura-da-Copa-no-Itaquerao-4524983.html
la times > https://www.latimes.com/world/mexico-americas/la-fg-brazil-world-cup-soccer-20140612-story.html
ap > https://nationalpost.com/news/world-cup-2014-opens-to-fierce-protests-in-sao-paulo-as-police-launch-tear-gas-and-stun-grenades
nyt > https://www.nytimes.com/2014/06/13/world/americas/hundreds-of-brazilians-protest-outside-world-cup-stadiumin-sao-paulo.html

 

 

27) Um nome de destaque que apareceu em diversos pontos da Pesquisa, é do americano Christopher Gaffney (Chris Gaffney) - que veio para o Brasil através de um programa do Governo dos Estados Unidos, chamado Fulbright.
tags > Christopher_Gaffney, Fulbrght, Comitês_da_Copa



links: 
dossiê boll (pg 88) >  https://br.boell.org/pt-br/2014/06/13/edicao-2014-dossie-megaeventos-e-violacoes-dos-direitos-humanos-no-rio-de-janeiro      
nyu > https://nyu.academia.edu/ChristopherGaffney
playthegame > https://www.playthegame.org/news/news-articles/2014/the-lost-legacy-of-brazil%E2%80%99s-world-cup/
comitê rio > https://comitepopulario.wordpress.com/2012/06/08/
univ > https://global.unc.edu/news-story/three-unc-faculty-members-receive-fulbright-scholar-grant/
dept state US Gov > https://eca.state.gov/fulbright/
cies fulbright > https://cies.org/institution/rio-de-janeiro-state-university

 


28)  Christopher Gaffney é presença constante na mídia.
O programa Fulbright que o trouxe para o Brasil, é um programa do Governo dos Estados Unidos, que está envolto em diversas controvérsias.
Evidentemente que não podemos afirmar que este seja o caso em questão - mas é no mínimo curioso, e o assunto merece uma pesqusa e análises mais aprofundada:
tags > Christopher_Gaffney, Fulbright,



links:
guardian > https://www.theguardian.com/world/2014/feb/16/brazil-world-cup-disaster-delays-protests-deaths
playthegame > https://www.playthegame.org/news/news-articles/2014/the-lost-legacy-of-brazil%E2%80%99s-world-cup/
minuto > https://www.noticiasaominuto.com.br/economia/261858/copa-e-olimpiada-deixarao-rio-endividado-por-10-anos-diz-estudo
envolverde > https://envolverde.com.br/mundial-de-2014-a-elitizacao-do-futebol-no-brasil/
transparency > https://www.transparency.org/files/content/feature/3.13_BrazilianExperience_Gaffney_GCRSport.pdf
fox > https://www.foxsports.com/stories/soccer/facebook-twitter-brace-for-world-cup-fever
abc news > https://abcnews.go.com/Blotter/story?id=4262084&page=1
gizmodo > https://gizmodo.com/how-the-american-oil-and-gas-industry-funds-the-fulbrig-1848021725

 

 

29) Depois da Copa, Guilherme Boulos mantém o vínculo com o Fundo Brasil de Direitos Humanos:
tags > Guilherme_Boulos, Fundo_Brasil_de_Direitos_Humanos, Uneafro


links:
fundo br > http://www.fundobrasil.org.br/acoes-educativas-tem-novos-formatos-na-defesa-dos-direitos/
fase > https://fase.org.br/wp-content/uploads/2015/07/boulos-panoramica.jpg
fundo br > http://www.fundobrasil.org.br/wp-content/uploads/2017/05/informativo-41-final-para-distribuicao-2.pdf
negro belchior > https://negrobelchior.com.br/faculdade-de-direito-da-usp-e-ocupada-por-negras-e-negros-em-luta/

 


30)  O grafite que viralizou na Copa do Mundo de 2014, do menino passando fome, não correspondia à realidade do Brasil, e nem fazia justiça às grandes conquistas sociais que o país havia alcançado. Resolvi investigar isso melhor.
tags > grafite_da Copa, Paulo_Ito, The_Nation, Ford_Foundation, Dave-Zirin, Chris_Gaffney


links:
winflag magazine > https://wf11blog.wordpress.com/2014/05/21/brasil-2014-tapando-el-sol-con-un-dedo/
slate > https://slate.com/culture/2014/05/paulo-ito-world-cup-a-brazilian-street-artist-has-created-the-world-cup-s-first-viral-image.html
flickr > https://www.flickr.com/photos/pauloito/13998946669/
ford funding thenation > https://donations.vipulnaik.com/donee.php?donee=Nation+Institute
zirin twtr > https://twitter.com/EdgeofSports/status/468747701140484097
lulu twtr > https://twitter.com/lourdesgnavarro/status/467424564210065408

 

 

31) Para minha surpresa descobri que o Fundo Brasil de Direitos Humanos fez um leilão do grafite da Copa do artista Paulo Ito.
Em abril de 2021 resolví entrar em com o artista, que foi muito gentil comigo, o relato está no card:
tags > Fundo_Brasil_de_Direitos_Humanos, Fundação_Ford, leilão, grafite, Paulo_Ito, Mapa_da_Fome, Greenpeace


links:
globo > https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/arte-engajada-546867.html
fundo brasil (pg 39) > http://www.fundobrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/04/fbdh_relatorio2014_pt.pdf
greenpeace fb > https://www.facebook.com/GreenpeaceBrasil/posts/10154038194982543/

 

 

32)  Conclusão & Notas da Pesquisa - material até aqui publicado:
tags > Não_Vai_ter_Copa, Fundo_Brasil_de_Direitos_Humanos, Fundação_Ford, ActionAid,
Esquerda_Compatível, Manifest_Destiny, The_Cultural_Cold_War



links:
twtr > https://twitter.com/GringaBrazilien/status/146359157357331251

 

 

33)  Esse card é só um comentário/pequeno resumo da Pesquisa.
tags > Fundo_Brasil, Fundação_Ford, Não_Vai_ter_Copa


link:
twtr > https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1463598983000072206

 

 

34)  Encontrei uma tuite do Cristopher Gaffney, elogiando um artigo de outro americano no Brasil, o geógrafo e jornalista, Brian Mier, (que também opera a pauta das Fundações estrangeiras no Brasil), onde ele também criticava a Copa no Brasil:
tags > Chris_Gaffney, Brian_Mier, Brazil_World_Cup


links:
twtr gaffney > https://twitter.com/geostadia/status/456797225348124672

 

 

35) Card comentando que depois da Copa, o Christopher Gaffney publicou um texto argumentando que as Olimpíadas no Brasil deveriam ser adiadas:
tags > Christopher_Gaffney, Rio2016


links:
twtr > https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1463625493689864199
nytimes > https://www.nytimes.com/roomfordebate/2016/05/16/should-brazil-postpone-the-olympics/postponing-the-olympics-is-the-safe-course-of-action

 

 

36) Artigo do Christopher Gaffney, onde ele alertava que turistas da Copa no Brasil não iriam poder usar as redes sociais.
tags > Não_Vai_ter_Copa, Chris_Gaffney


links:
twtr > https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1463628994574790663
examiner > https://www.washingtonexaminer.com/brazils-weak-service-makes-world-cup-tweets-unlikely

 

 

37) + 38) + 39) Esses cards foram só comentarios que adicionei à Pesquisa:
tags > Boulos, PSOL, MTST, Comitês_da_Copa, Propina_da_Gringa  :)


links:
twtr 37 > https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1463631494061203457
twtr 38 > https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1463664908663406598
twtr 39 > https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1463674630116454403

 

 

40) + 41) Esses cards são tuites que acompanharam a Pesquisa, sôbre o financiamento do MTST.
tags > Não_Vai_ter_Copa, MTST


links:
twtr 40 > https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1463674635522879489
twtr 41 > https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1463674638077247488

 

 

42) Em Junho de 2013surgiu nas redes o video de uma tal Carla Daudén, explicando porque ela era contra a Copa do Mundo no Brasil, o video rapidamente viralizou.
Uma colega no twitter, @adelinafonseca, que estava acompanhando a Pesquisa da Copa me alertou que havia notado que junto ao video, a Carla também havia postado uma série de links para páginas do Comitê Popular da Copa e da site Conectas:
tags > Carla_Daudén,  video_da-Copa, Conectas, Comitê_Popular_da_Copa


links:
video carla >  https://youtu.be/ZApBgNQgKPU

 

 

43) A CONECTAS já havia figurado na Pesquisa (cards 3,13 e 20)- indicando que em 2013 houve uma parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos, Fundo que financiou, pelo menos em parte, os Comitês da Copa.
tags > Conectas, Fundo_Brasil_de_Direitos_Humanos, Comitês_Populares_da_Copa


links:
ver cards > 3, 13 e 20 aqui postados.

 

 

44) Quando a Carla Daudén postou o video dela no Youtube, ela também adicionou uma série de links para lgumas páginas e sites - um deles era para essa página da site CONECTAS, promovendo os tais Comitês Populares da Copa e a ANCOP ( agrupamento de todos os Comitês):
tags > Conectas, Carla_Daudén, Comitês_Populares_da_Copa, Ancop


links:
wayback conectas > https://web.archive.org/web/20130611225621/http://www.conectas.org/politica-externa/cartao-vermelho-para-os-absurdos-da-copa-da-fifa

 

 

45)  Na site da CONECTAS em 2013, notei que a assessora de Imprensa deles era uma Laura Daudén - o mesmo sobrenome da Carla, a moça que havia postado o video contra a Copa.
Anos depois, ambas estariam trabalhando juntas numa produtora de videos chamada Forward.
tags > Conectas, Laura_Daudén, Carla_Daudén, Forward

links:
wayback conectas > https://web.archive.org/web/20131004133746/http://www.conectas.org/pt/institucional/equipe
linkedin laura (assinante) > https://www.linkedin.com/in/lauradauden/
linkedin carla (assinante) > https://www.linkedin.com/in/carla-dauden-06757659/
forward > https://www.forward-films.com/equipe

 

 

46) Carla Daudén é irmã de Laura Daudén (que se tornou assessora de Imprensa da Conectas em 2013).
A mãe delas é a Cláudia Toledo, dona de uma grande agência de publicidade, a Toledo Comunicação.
tags> Carla_Daudén, Laura_Daudén, Conectas, Claúdia_Toledo, Toledo_Comunicação, video_da_Copa


links:
estadão (assinante) > https://emais.estadao.com.br/blogs/mulheres-positivas/mulheres-positivas-claudia-toledo/
linkedin > https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6784550920991641600/
toledo > http://toledocom.com.br/about-2/

 

 

47) 2 dias depois da Carla Daudén ter postado o video no Youtube,o jornal a Folha de São Paulo publica um artigo sôbre ela, que mais parece um anúncio, ao lado de matérias sôbre os 'gastos da Copa':

tags > Carla_Daudén, video, Copa



links:
folha (pg 43) > https://en.calameo.com/read/001727430f99618c96742

 

 

48)  Card 48 é só uma tuite resumindo as últimas postagens da Pesquisa.
tags > Fundo_Brasil, Conectas, Não_Vai_ter_Copa


links:
twtr > https://twitter.com/GringaBrazilien/status/1464355645721923589

 

 

 

49)  Christopher Gaffney e Jules Boykoff, dois acadêmicos americanos, foram das vozes que mais promoveram o Não Vai ter Copa,
Ambos vieram para o Brasil através de um programa do Governo dos Estados Unidos, chamado Fulbright - e ambos participaram e promoveram os Comitês Populares da Copa (comitês, como vimos, que foram financiados pelo Fundo Brasil, Fundação Ford, ActionAid, Fundação Heinrich Böll etc)
tags > Christopher_Gaffney, Jules_Boykoff, Fulbright, Comitês_Populares_da_Copa, Fundo_Brasil,
ActionAid, Fundação_Ford, Fundação_ Heinrich_Böll, Não_Vai_ter_Copa


links:
Gov US eca > https://eca.state.gov/fulbright
fulbright  gaffney > https://cies.org/grantee/christopher-gaffney
nyu > https://nyu.academia.edu/ChristopherGaffney
fulbright boykoff  > https://cies.org/grantee/jules-boykoff
dossiê boll 2014 (pg 88) >  https://br.boell.org/pt-br/2014/06/13/edicao-2014-dossie-megaeventos-e-violacoes-dos-direitos-humanos-no-rio-de-janeiro 
dossiê boll 2015 > https://br.boell.org/pt-br/2015/12/10/dossie-rio-olimpiadas-2016-os-jogos-da-exclusao   

fb evento > https://www.facebook.com/events/1043239435707109

 

 

50) Ambos eram presenças constantes na mídia, sempre criticando a Copa, muitas vezes se utlizando de argumentos absurdos e até mesmo promovendo os Protestos:
tags > Chris_Gaffney, Jules_Boykoff, Não_Vai_ter_Copa, mídia

 


links:
cbs la > https://losangeles.cbslocal.com/2014/05/23/live-social-media-is-unlikely-to-happen-during-world-cup-due-to-very-poor-service-in-brazil/
guardian > https://www.theguardian.com/commentisfree/2014/jun/10/world-cup-protesters-fifa-demand-reform

 

 

51) Aula-seminário do Christopher Gaffney entitulado 'Não Vai terCopa?"
tags > Christopher_Gaffney, Não_Vai_ter_Copa


links:
aula > https://prezi.com/lvyxqk4a_yxy/nao-vai-ter-copa/

 

 

52) Depois da Copa, Chris Gaffney e Jules Boykoff  mudam o discurso de NãoVai terCopa,
para Não Vai ter Olimpíadas>
Aqui, num debate no New York Times, ambos argumentam contra a Rio 2016:
tags > Christpopher_Gaffney, Jules_Boykoff, Rio2016, Theresa_Williamson, CatComm, Fundação Heinrich Böll


links:
nyt > https://www.nytimes.com/roomfordebate/2016/05/16/should-brazil-postpone-the-olympics

 

 

53) O programa Fulbright do Governo do US está envolto em controvérsias.
Claro que não podemos afirmar que este seja o caso em questão, mas o assunto merece
outras pesquisas e uma análise mais profunda.
tags > Fulbright, Jules_Boykoff, Chris_Gaffney




















links:
cristina twtr > https://twitter.com/CristinaSegui_/status/1190646691445321728
mark ames twtr > https://twitter.com/MarkAmesExiled/status/1080296655092699138
gustavo twtr > https://twitter.com/gsuarez333/status/1331066732186886145
israel twtr > https://twitter.com/IsraelBuitronD/status/1378060601310646273
abc news > https://abcnews.go.com/Blotter/story?id=4262084&page=1
digital sevilla > https://digitalsevilla.com/2018/01/08/salen-la-luz-los-vinculos-david-alandete-la-cia-la-fundacion-soros/

 

fim da pesquisa                                                                                                                                              

/